Por Valdomiro Nascimento
https://www.folhasertaneja.com.br/noticias/histrias-e-lembranas–valdomiro-nascimento/759478/1
Com muita felicidade, escreveremos um pouco sobre a Gruta de Patamuté, localizada no Distrito de Patamuté, Município de Curaçá, na Região Norte da Bahia.
Tivemos o fundamental apoio da Professora Maria Clésia Gomes de Sá.
A Gruta fica numa Serra, distante de Curaçá 80 quilômetros e 15 quilômetros de Patamuté.
Segundo os historiadores, A Gruta foi descoberta em 1902 por um Vaqueiro chamado José da Ema e que algumas semanas depois veio a falecer.
Segundo a Professora Clésia, a Festa maior é no dia 01 de novembro, quando os Romeiros ocupam todos os espaços, chegando no dia anterior. Várias romarias são realizadas durante todo ano, como nos dias 04 e 05 de agosto e dia 01 de janeiro. Por volta dos anos de 2014 e 2015, na romaria do dia 01 de novembro, registrou-se a presença de mais ou menos 06 (seis) mil pessoas.
No mês de setembro é realizada a famosa Festa dos Vaqueiros.
No Distrito de Patamuté, as pessoas são alegres, felizes e acolhedoras. Gostam muito de Cultura, como São Gonçalo, Reisado, Dança Cigana e várias outras manifestações culturais.
Os visitantes encontram Lanchonetes, Restaurantes e o Hotel do Maninho, para se sentirem confortáveis.
O Padroeiro de Patamuté é Santo Antonio, celebrado nas Novenas de 01 a 13 de junho, com muita fé e alegria. O nome Patamuté é de origem indígena que significa “Anta caiu n´água”.
Durante todo o ano muitas Escolas da Região visitam a Gruta de Patamuté, onde os alunos ficam encantados com as belezas e os mistérios de um lugar muito especial.
Vale muito a pena conhecer esta riqueza da Natureza, iluminada com tanta fé no Criador do Universo!







