Search
Close this search box.
  • Envelhescência
  • Ribalta
    • Música
    • Teatro
    • Circo
    • Dança
  • Saia de Casa
    • Agenda
    • Calendário
  • Palavras
    • Literatura
    • História e Patrimônio
    • Educação
    • Balbúrdia
  • Tela
    • Audiovisual
    • Artes Visuais
    • Decoração
  • Banquete
    • Comida
    • Bebida
  • Atitude
    • Beleza
    • Moda
    • Comportamento
  • Vitalidade
    • Saúde
    • Bem Estar
Menu
  • Envelhescência
  • Ribalta
    • Música
    • Teatro
    • Circo
    • Dança
  • Saia de Casa
    • Agenda
    • Calendário
  • Palavras
    • Literatura
    • História e Patrimônio
    • Educação
    • Balbúrdia
  • Tela
    • Audiovisual
    • Artes Visuais
    • Decoração
  • Banquete
    • Comida
    • Bebida
  • Atitude
    • Beleza
    • Moda
    • Comportamento
  • Vitalidade
    • Saúde
    • Bem Estar
Search
Close this search box.
Facebook Instagram

Nem tudo que é fit é saudável: cuidados ao escolher os alimentos

  • Bem Estar, Destaque 1-vitalidade, Sub-Editoria Vitalidade, Vitalidade
  • 2024-05-07
  • Sem comentários
  • 4 minutos de leitura

Tania Rodrigues, presidente da ABNE, diz que ainda há confusão causada no mercado fitness e destaca a importância da rotulagem nos alimentos

O setor de alimentos saudáveis cresceu 33% entre 2015 e 2020 e, segundo dados da Euromonitor International, a expectativa é que o segmento, que faturou mais de R$ 100 bilhões em 2020, cresça mais 27% até 2025. Mesmo com a maior conscientização das pessoas sobre a importância de mudar os hábitos alimentares, muitos ainda se confundem na hora de escolher a melhor alternativa.

“O primeiro passo é ter entendimento sobre a percepção do consumidor sobre esse tipo de alimento. Às vezes ele acha saudável, mas nem sempre aquela alternativa tem relevância na saúde. Precisamos olhar para os nutrientes e substâncias que estão presentes. Algo que pode ser saudável para uns, pode fazer muito mal ao público que não pode comer com lactose, por exemplo”, explica Tania Rodrigues, presidente da ABNE – Associação Brasileira de Nutrição Esportiva.

Esse debate se intensificou após a pandemia de Covid-19, quando 47% dos brasileiros começaram a tomar consciência sobre a necessidade de adotar novos hábitos alimentares. A 6ª edição da BTFF – Brasil Trading Fitness Fair – trará esse debate mais uma vez para ressaltar a importância dessa conscientização. O evento acontece entre os dias 22 e 24 de novembro, no Expo Center Norte, em São Paulo, e é organizado pelo IEG Brasil, subsidiária do Italian Exhibition Group, com o apoio das principais associações do setor, entre elas a ABNE.

“O importante é ver a entrega de nutrientes. Na indústria ainda há um apelo de ajudar a emagrecer, melhorar a digestão. Por isso, acho que ainda há muita confusão. Pessoas passam a ingerir alimentos que são classificados como fitness, mas que tem óleo de coco e pasta de amendoim, por exemplo. O ‘fit’ acaba sendo muito mais calórico pela percepção equivocada do consumidor”, completa a especialista.

Rodrigues explica que a nutrição esportiva é voltada para o rendimento esportivo. “Os suplementos dão mais energia. Então, pensamos em mais carboidratos (em gel, balinhas,) na sensação de estímulo com cafeína. Para o rendimento é bom, pois a busca é por ser mais rápido, mais forte. A categoria bem-estar pode ser tudo: fibras, vitaminas, minerais, alimentos com poucos ingredientes, mas que sejam práticos para lanches intermediários. O bem-estar até coloca a nutrição esportiva dentro, mas é muito mais ampla”, ponderou.

Toda alimentação influencia no bem-estar de qualquer indivíduo. Já a quantidade ideal e equilibrada, para manter qualidade de vitaminas e minerais, varia de acordo com o esporte que é praticado. “Acredita-se que o bom atleta será melhor sucedido se obtiver uma alimentação adequada, com alimentos que possam entregar as formas ideais para a modalidade dele. Vitaminas, minerais e uma boa hidratação são fundamentais. Poucos alimentos processados e uma composição de pratos adequada também auxiliam”, reforça a presidente da ABNE.

Mudança na rotulagem

Desde o último dia 9 de outubro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), implementou mudanças nas embalagens dos alimentos, com mudanças na tabela de informação nutricional e alertas, na parte frontal da embalagem, sobre alguns nutrientes.

“A mudança, que deveria facilitar as informações é mal colocada, os consumidores nem sabem o que estão vendo. Às vezes, a gente tem esse problema de querer colocar informações corretas de ter rotulagem, mas isso assusta. Não podemos partir do princípio de que todos sabem o que seria pouco sódio ou muita gordura. Sem dúvidas, é um grande desafio”, avaliou Rodrigues.

Atrações do mercado

A FTW Suplementos é uma das empresas confirmadas na edição de 2024 da BTFF. A empresa, que aumentou seu faturamento em 35% em 2023 e projeta um crescimento de 60% neste ano, irá apresentar uma régua de produtos novos e lançamentos na feira.

“Também teremos muita interatividade em nosso estande, mas isso é uma surpresa. Queremos criar altas expectativas para superá-las em novembro. Viremos com força total. Estamos felizes com nosso resultado e por isso participamos de mais uma edição do evento. No final do ano, pré-verão, intensificamos as campanhas de marketing e mostramos o que esperamos para temporada”, conta Rodolfo Mariz, speaker da marca.
 A reformulação no produto e a criação de novas embalagens, novos sabores de whey protein e um novo produto de pré-treino são alguns dos itens que serão apresentados durante o evento. “Vamos dar uma mudada na nossa cara”, completa.

Segundo ele, a BTFF é uma feira extremamente importante para a companhia e para todo o segmento, de uma forma geral. “Os grandes eventos fazem parte do cronograma da FTW. A BTFF possui repercussão nacional, então é muito importante participar disso. Ela fomenta a chegada de novos atletas, o que sempre buscamos. Participar ainda nos ajuda a aumentar o vínculo com o consumidor final. Os novos praticantes buscam a melhora física através do treinamento e também da suplementação. Hoje em dia, é mais comum entender a importância dela, especialmente depois da pandemia, com o boom dos digitais influences, das academias e o maior investimento das empresas”, finaliza Mariz.

Serviço:
Brasil Trading Fitness Fair (BTFF)

Promoção/Realização: IEG Brasil

Data: 22 a 24 de novembro

Local: Expo Center Norte
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme – São Paulo – SP
Mais informações: Link

Gostou do conteúdo?
Compartilhe:

PrevAnteriorPalestra discute impactos da inteligência artificial na saúde, educação e agricultura
Próximo“Manteiga no Pão” é o novo sucesso de Adelmario CoelhoNext
Picture of Iven

Iven

Postagens Recentes

Confira a programação semanal dos Museus do IPACentre os dias 10 a 15 de setembro

11 de setembro de 2024

Projeto Paradiso lança nova edição da Incubadora Paradiso para longas-metragens de ficção

11 de setembro de 2024

Boulevard Camaçari recebe evento de gastronomia com chefs Solange Borges e Aline Guedes

11 de setembro de 2024

É Primavera no Palco do Cruzeiro

11 de setembro de 2024
Ver mais

Jornalista que gosta muito do que faz e que quer dar espaço para quem quer mudar o mundo para melhor.

Icon-facebook Instagram

Postagens Recentes

Lego Experience chega à Lauro de Freitas para entreter a criançada 

Protagonizado por Othon Bastos e Emílio Orciollo, ‘O voo do anjo’ estreia em Outubro

Quem aí acredita que alienígenas visitam o planeta terra? 

Conheça Doris e Equipe

Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
  • Política e Privacidade
  • Contato
[gtranslate]