O atum enlatado, entre muitas opções de pescados disponíveis no mercado, oferece os benefícios ideais para a saúde dos brasileiros, porém, ainda existe um mito sobre a quantidade de mercúrio presente na embalagem que leva o produto.
O atum, assim como outros peixes, pode conter traços de metil mercúrio que entra no ecossistema marinho através de substâncias químicas liberadas na atmosfera. Mas, a Gomes da Costa, marca líder no segmento de pescados enlatados, ressalta que o atum utilizado nas latas são de tamanho pequeno e possuem menor teor de mercúrio em comparação a espécies maiores.
Além disso, o peixe enlatado possui três vezes menos mercúrio que a versão crua, pois seu processo de cozimento a altas temperaturas reduz a liberação de metais pesados. E vale destacar, ainda, que existem regulamentações e limites de segurança que garantem o consumo seguro.
Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) e Organização Mundial da Saúde (OMS) a ingestão tolerada de metil mercúrio é de 1,6 μg por kg de peso corporal por semana. Para uma pessoa com aproximadamente 70 kg, isso significa uma ingestão segura de até 112 μg por semana, sem comprometer a saúde. Considerando que uma lata de atum Gomes da Costa contém 13 μg de metil mercúrio, duas latas por semana equivalem a cerca de 26 μg, aproximadamente 5 vezes menor que o limite recomendado.
Camila Cruz, Gerente de Inovação e Produto da Nauterra, empresa global de alimentação que possui a Gomes da Costa, destaca que os pescados enlatados são produtos minimamente processados e, para garantir a segurança alimentar e todas as propriedades nutricionais do atum, a companhia possui os mais modernos processos de fabricação.
“Temos um rigoroso controle de qualidade desde o recebimento dos peixes, fabricação das embalagens até o enlatamento. Utilizamos latas específicas para alimentos, livres de metais pesados e revestidas com verniz protetor que impede qualquer transferência entre o aço e o alimento. Além disso, o processo de esterilização garante a conservação dos pescados sem a necessidade de adição de conservantes.” Reforça Camila.
A Gomes da Costa possui um portfólio completo de atum que conta com a linha tradicional, nas versões Sólido, Pedaços ou Ralada; a linha Premium, produzida com a parte mais nobre dos pescados; a linha Light que oferece até 86% de redução no teor de sódio e as versões Salada e Patê, perfeitos para o consumo rápido e para quem precisa de praticidade no dia a dia.
Para descomplicar a rotina dos consumidores brasileiros e colaborar para manter uma alimentação equilibrada, seja no consumo in natura ou em receitas, a Gomes da Costa sugere algumas receitas:
Salada de Folhas com Atum – https://gomesdacosta.com.br/receitas/acompanhamentos/salada-de-folhas-com-atum/
Quiche de Atum sem Glúten – https://gomesdacosta.com.br/receitas/lanches/quiche-de-atum-sem-gluten/
Torta delicia de Atum e Ervilha – https://gomesdacosta.com.br/receitas/lanches/torta-delicia-de-atum-e-ervilha/