Em única apresentação, chega em Salvador a obra “Mil Litros de Preto: a Maré Está Cheia”, contemplada após participar de uma seletiva nacional para integrar a programação do ÌYÁ’S – Festival de Arte de Mulheres Negras. O espetáculo será na quarta-feira, dia 24 de julho, às 19 horas, no Espaço Cultural da Barroquinha. Com interpretação e texto de Lucimélia Romão, em alusão ao sangue humano, sete litros de líquido vermelho distribuídos em cada um dos 57 baldes simbolizam corpos pretos atravessados por balas e vítimas da violência.
Com o soar do alarme a cada 25 segundos, os líquidos são derramados em uma piscina até que os baldes sejam esvaziados. A ação idealizada pela atriz paulista Lucimélia Romão traz ao palco questões sensíveis, chamando atenção para o extermínio diário de jovens pretos periféricos atingidos por balaços.
Este projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022.
SERVIÇO
O quê? Mil Litros de Preto: a Maré Está Cheia no ÌYÁ’S – Festival de Arte de Mulheres Negras
Quando? 24/07
Que horas? 19h
Onde? Espaço Cultural da Barroquinha