Obra de professora de Stanford foi adaptada para realidade brasileira; lançamento será em 13 de setembro, em São Paulo
Os resultados do Ideb 2023 (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), divulgados em agosto, indicaram mais uma vez problemas na aprendizagem de Matemática dos alunos brasileiros. Os dados se referem aos Ensinos Fundamental e Médio, mas para chegar lá todo aluno dará os primeiros passos na Educação Infantil. Apresentar noções de Matemática antes da alfabetização é um dos pontos defendidos pela professora da Universidade de Stanford Jo Boaler no livro “Mentalidades Matemáticas na Educação Infantil”, que chega ao Brasil em 13 de setembro.
Lançada em 2021 nos Estados Unidos, a obra foi traduzida e adaptada para a realidade brasileira pelo Instituto Sidarta. A organização sem fins lucrativos aplica no Brasil, desde 2016, a abordagem de ensino “Mentalidades Matemáticas (MM)”, desenvolvida em Stanford. Marina França, gerente de inovação educacional do MM e revisora técnica do livro, explica que o trabalho não se limitou à questão linguística.
“Não é apenas uma tradução do livro. Nosso trabalho foi o de adaptar, ou como dizemos aqui, ‘tropicalizar’ o conteúdo, levando em conta o currículo brasileiro e a organização proposta pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular).”
Escrito por Boaler, Cathy Williams, cofundadora do Centro de Pesquisas Youcubed (Stanford) e Jen Munson, professora da Universidade de Northwestern, o livro propõe o envolvimento ativo das crianças com a matemática e reúne atividades que refletem as mais recentes descobertas da neurociência sobre a aprendizagem. A obra apresenta atividades simples que podem ser feitas por professores em salas de aula, mas também por pais e mães que queiram estimular noções matemáticas nos filhos.
Com perguntas envolventes e recursos visuais que ajudam as crianças a se entusiasmarem com a matemática, o livro é organizado em torno de grandes ideias que enfatizam conexões a serem usadas com qualquer currículo, como:
- Usando os dedos como números;
- Entendendo a quantidade física dos números;
- Conversando sobre formas e construindo formas;
- Descrevendo e classificando objetos.
“O objetivo é trabalhar os temas essenciais da matemática que vão ajudar o desenvolvimento integral dessa criança tanto na Educação Infantil quanto nos anos seguintes”, destaca Marina.
Aplicação do ‘Mentalidades Matemáticas na Educação Infantil’ em MS
Um dos desdobramentos práticos do livro é a parceria entre Itaú Social, Fundação de Apoio e Desenvolvimento à Educação Básica de Mato Grosso do Sul (FADEB/MS) e Instituto Sidarta a fim de levar o Programa Mentalidades Matemáticas para a Educação Infantil de Mato Grosso do Sul. Em março de 2024, o MM capacitou 35 técnicos responsáveis pela formação de professores em cinco municípios de MS (Antônio João, Aral Moreira, Caarapó, Naviraí e Tacuru). As cidades somam 1.844 alunos, 429 professores e 39 escolas no Ensino Infantil.
“Esta obra com foco na Educação Infantil faz parte da coleção Mentalidades Matemáticas na Sala de Aula – uma coletânea voltada para a teoria e para a prática, que auxilia o fazer matemático com os estudantes. Num país continental como o nosso, são muitas as realidades a serem consideradas para tornarmos cada vez mais brasileira essa nova forma de ensinar matemática. Estamos trabalhando lado a lado de gestores, técnicos e educadores do Mato Grosso do Sul para aprimorar ferramentas e práticas que possam servir de apoio para equipes de Educação Infantil de qualquer região do nosso território”, detalha Ya Jen Chang, presidente do Instituto Sidarta.
Uma cocriação do Instituto Sidarta (Brasil) com o Centro de Pesquisas Youcubed da Universidade de Stanford (EUA) o Programa Mentalidades Matemáticas busca transformar o modo como gestores, professores e alunos encaram a disciplina. Em oito anos de aplicação no Brasil, a iniciativa tem avançado por meio de parcerias com entes públicos e já contabiliza mais de 12 mil professores formados, impactando 1,1 milhão de estudantes em cidades como São Paulo (SP), Cotia (SP), Itu (SP), Altamira (PA) e Santana do Ipanema (AL). Em Cotia (SP), um Curso de Férias de dez dias com alunos de 4º e 5º anos foi responsável por um salto equivalente a 1 ano e 3 meses em escolaridade matemática, calculado pelo desempenho na avaliação MARS (Mathematics Assessment Resource Service).
Lançamento do ‘Mentalidades Matemáticas na Educação Infantil’
Editado pela Grupo A, o livro será lançado em 13 de setembro na livraria Martins Fontes – Unidade Consolação, em São Paulo. O evento faz parte da 2ª edição do Encontro Mentalidades Matemáticas e terá uma mesa redonda com Jack Dieckmann, diretor de pesquisa do Youcubed (Stanford) dedicado ao desenvolvimento da abordagem de ensino; Emilia Gil, coordenadora do projeto de Educação Infantil, em Mato Grosso do Sul; e Marina França, gerente de inovação educacional do MM.