Produzido em parceria com a premiada chef francesa Sophie-Marie L, produto plant-based foi apresentado recentemente a chefs e convidados no renomado instituto de culinária Le Cordon Bleu e chega aos principais supermercados da capital paulista no próximo mês
A Ecozy, empresa da capital paulista que produz uma linha de produtos com base vegetal, dentre elas queijos e cremes, traz ao mercado no próximo mês o FOA, primeira alternativa vegetal ao foie gras (plant-based) do Brasil. O produto nasce da parceria com a chef francesa Sophie-Marie L, conhecida como Naturawchef®, cujo produto criado é premiado na Europa.
“Para o Brasil, a receita foi reformulada. À base de castanha de caju orgânica, possui notas dos cogumelos e o poder da pimenta do reino. É uma terrina revolucionária e impressionante, que alcança textura e o sabor autêntico do foie gras tradicional, mas sem nenhum sacrifício animal”, esclarece Reinaldo Emídio, 61, que comanda a produção da Ecozy.
Diploma plant-based
Focado na elaboração de uma experiência de fine dining exclusivamente a partir dos vegetais, o Diploma de Cozinha Plant-Based foi lançado no Le Cordon Bleu Brasil em 2022 para fornecer aos alunos um repertório criativo de conhecimentos, habilidades, receitas de produtos, variedades de ingredientes e usos culinários inovadores. O programa foi projetado para apresentar informações especializadas e um alto nível de educação culinária para atender à crescente demanda por restaurantes e produtos veganos, vegetarianos e à base de plantas. “A apresentação do nosso foie gras na Le Cordon Bleu faz parte dessa experiência e estamos muito felizes e honrados em poder ter levado o nosso produto a esse espaço tão conceituado”, afirma Emídio.


O FOA, da Ecozy, começa a ser comercializado no próximo mês, na capital paulista, e poderá ser encontrado, assim como os demais produtos da marca, em mercados (varejo), food service (restaurantes e hotéis) e pelo site www.ecozy.com.br.

Tendências e escolhas mais saudáveis
A Ecozy nasceu como uma marca voltada para novos estilos, escolhas mais saudáveis, restrições e necessidades de vida. Segundo seu fundador, está na mesa de pessoas intolerantes ao glúten e à lactose, que buscam reduzir o consumo de produtos de origem animal, flexitarianos, vegetarianos e veganos. Seus produtos são plant-based, ou seja, baseados em plantas, o que inclui frutas, legumes, grãos, nozes, sementes e outros alimentos que não são de origem animal. “Estamos vendo o potencial gastronômico dos nossos queijos sendo descoberto por todas as pessoas, inclusive as que comem de tudo e isso é muito gratificante”, explica Emídio.
De origem portuguesa, Emídio cresceu com as histórias e vivências da família, criadora de ovelhas e produtora de queijos na Serra da Estrela, decidiu, em 2020, unir a tradição queijeira familiar com a consciência ecológica atual, o que resultou em um longo período de pesquisa e visitas a vários produtores nos Estados Unidos e Europa e, posteriormente, desenvolver uma alternativa aos queijos lácteos.
Sobre a Ecozy
A Ecozy nasceu em 2020 e produz uma linha de produtos com base vegetal, no conceito “Clean Label” (poucos ingredientes e de altíssima qualidade). Eles atendem não somente o público vegano, mas também pessoas que têm intolerância a glúten e a lactose ou que se preocupam com uma alimentação mais saudável ou querem simplesmente ter novas experiências gastronômicas.
Sobre Marie-Sophie L
Marie-Sophie L, também conhecida como naturawchef®, é uma renomada naturopata há mais de 30 anos, além de ser uma rawchef desde 2012. Teve o privilégio de estudar a raw food em algumas das melhores escolas da Califórnia, como o Living Light Culinary Institute, em Fort Bragg, e a Matthew Kenney School, em Santa Monica, onde trouxe seu toque francês único e sua criatividade gastronômica, até então desconhecidos por seus professores. Foi durante sua estadia nos Estados Unidos, nessas escolas de prestígio, que ela começou a aperfeiçoar seu famoso foie gras vegetal, uma criação que lhe rendeu o Troféu Agri-Food de 2019. Incentivada por seus professores a desenvolver seu talento para criar sabores e texturas inovadores, Marie-Sophie L nunca mais parou de trabalhar em novas receitas, inventando técnicas culinárias originais e compartilhando seu conhecimento em cursos e conferências na França e no exterior. Naturopata há mais de 30 anos, depois de ter estudado na escola de medicina Lariboisière em Paris, Marie-Sophie L sempre conseguiu conciliar vitalidade e indulgência, tendo tido a oportunidade de frequentar as mesas dos maiores chefs da França desde cedo. Hoje, algumas de suas criações culinárias podem ser encontradas nos cardápios dos restaurantes, um reconhecimento significativo de seu trabalho no campo da gastronomia francesa. O governo francês recentemente reconheceu oficialmente a “Arte da Cozinha Crua e Vegetal” no âmbito das artes culinárias, fundada por Marie-Sophie L, como a primeira organização de treinamento nesta disciplina. @gastrawnominha @mariesophiel
Sobre Le Cordon Bleu
O Le Cordon Bleu é a principal rede global de institutos de artes culinárias e gestão de hospitalidade, com uma herança que abrange mais de 125 anos. A rede mantém presença global com 35 escolas em mais de 20 países, formando anualmente cerca de 20 mil alunos de mais de 100 nacionalidades diferentes. As técnicas culinárias tradicionais francesas permanecem no coração do Le Cordon Bleu, mas os seus programas acadêmicos são constantemente adaptados para incluir novas tecnologias e inovações necessárias para atender às crescentes necessidades do mercado. Presente no Brasil desde 2018, possui unidades no Rio de Janeiro e em São Paulo, onde oferece programas internacionais de alta qualidade, como o Grand Diplôme de Cuisine, além do Diploma de Cozinha Brasileira.