Por Rosana Andrade
Leveza, essa é a palavra com a qual descreveria Gloria Madalein Månsson ou DJ Gloria, como é mais conhecida. Ela vem chamando a atenção por ser a DJ mais “idosa” da Suécia, com seus recém-completados 80 anos. Conversar com Madalein foi, como ela mesma disse: “Pareceu que estava tomando um café com uma amiga”.

Em resposta a como se sentia com toda essa repercussão positiva ela enfatizou que há 20 anos não imaginava que chegaria onde está hoje.
Um exemplo para aqueles que acham que depois dos 50, 60, 70 não podem mais se reinventar. Madelein morou no Brasil por 13 anos, onde conheceu o primeiro marido. Já foi modelo, designer de moda e Instrutora de atividade física, com direito a vídeos aulas de ginástica!
Antes de estourar nas pistas de dança, Madalein passou por um momento difícil, com o adoecimento do segundo marido, que faleceu em 2009, depois de cuidados intensos durante nove anos. Depois que ele partiu ela descobriu que não sabia do que ela própria gostava, o que queria fazer, se sentiu perdida. Tinha duas escolhas: se entregar às lamentações, saudades e depressão ou reagir e procurar se encontrar e viver tudo que ainda tinha pela frente.
Sob o conselho de pessoas queridas, buscou na atividade física uma forma de recomeço e fortalecimento, tentou as academias de público mais jovem, foi horrível, música alta, não me encaixava, foi para o público mais maduro, pior ainda. Precisava encontrar equilíbrio e foi então que decidiu com 62 anos fazer faculdade de Educação Física, tendo como colegas, jovens de 20 anos de idade. Desenvolveu um método de exercício para pessoas da sua faixa etária, simples, poucos minutos por dia, porém constantes, respeitando os limites corporais e usando o poder da música para dar ênfase à intensidade que aplicava a cada exercício.



Depois de 14 anos como professora de atividade física, juntou sua afinidade com a música e a ideia de preencher uma lacuna na área do entretenimento para pessoas sêniores. Idosos não têm muitos espaços próprios, onde dançar, se divertir, estar com os jovens fica às vezes um pouco complicado, comumente na Suécia as baladas são iniciadas depois da meia noite. Ela pensou no que gostaria em primeiro lugar e acertou em cheio em um público que gostava de diversão, mas não queria passar a noite em claro. Algumas aulas de DJ com o filho de um amigo e ela deu início ao projeto de sua discoteca, como gosta de chamar.
Junto com sua filha Anna Törnqvist Camisão, criou a Glorias 50+ Disco, que leva sua discotecagem para vários locais da Suécia e países vizinhos, com lotação máxima e vários fãs.
As baladas da DJ são bem peculiares, iniciam às 18h e terminam às 22h e para entrar tem que mostrar a identidade, idade mínima: 50 anos, não adianta os mais novinhos insistirem, seus seguranças na entrada são rigorosos.
Gloria conta da primeira vez que atuou como DJ, “foi uma festa para 850 pessoas, estava muito nervosa, mas no final, tudo correu bem. Desde então, não parei mais!”.
Mesmo com a agenda fechada até o outono europeu de 2025, faz apenas 1 show por semana, apesar das inúmeras solicitações. Ela conta que apesar de adorar o que faz, não abre mão da qualidade de vida, com equilíbrio, podendo se dedicar a outros prazeres como estar com suas netas e filha, ir ao cinema com as amigas, viajar, passear com seu cachorro, ler, relaxar, meditar.
Além de seu estilo prá lá de descolado, as baladas da DJ Gloria, são sempre movidas pela vibe do público, nenhuma festa é igual à outra, a playlist é bem variada que pode ir de Elvis Presley à Miley Cyrus. “Meu objetivo é ver o sorriso no rosto das pessoas na pista, saber que elas estão se divertindo. Sinto-me realizada ao término de casa festa com os aplausos e a certeza que a felicidade acompanhará todos até em casa!”, enfatiza ela. E detalhe, ela toca durante as 4 horas sem intervalo, “não gosto de cortar o clima”, ressaltou.
E o segredo para se manter assim serena, ativa e de bem com a vida? Madaleine diz que aprecia tudo que é belo, tudo que faz bem, não interessa o que é. Lê muito, sobre tudo, pesquisa, está sempre se atualizando e aprendendo coisas novas. Faz pausas algumas vezes ao dia para respirar com atenção, acalmar a mente e muitas vezes esses momentos resultam em novas ideias.
Com tanta vitalidade, bom humor e descontração, Madalein nos deixa um recado: “Sejam curiosos, ativos, é muito bom. A maturidade nos traz possibilidade das escolhas que podemos fazer. E temos que ser cuidadosos com elas. E claro, dancem, não importa onde e como!” finaliza.


