Search
Close this search box.
  • Envelhescência
  • Ribalta
    • Música
    • Teatro
    • Circo
    • Dança
  • Saia de Casa
    • Agenda
    • Calendário
  • Palavras
    • Literatura
    • História e Patrimônio
    • Educação
    • Balbúrdia
  • Tela
    • Audiovisual
    • Artes Visuais
    • Decoração
  • Banquete
    • Comida
    • Bebida
  • Atitude
    • Beleza
    • Moda
    • Comportamento
  • Vitalidade
    • Saúde
    • Bem Estar
Menu
  • Envelhescência
  • Ribalta
    • Música
    • Teatro
    • Circo
    • Dança
  • Saia de Casa
    • Agenda
    • Calendário
  • Palavras
    • Literatura
    • História e Patrimônio
    • Educação
    • Balbúrdia
  • Tela
    • Audiovisual
    • Artes Visuais
    • Decoração
  • Banquete
    • Comida
    • Bebida
  • Atitude
    • Beleza
    • Moda
    • Comportamento
  • Vitalidade
    • Saúde
    • Bem Estar
Search
Close this search box.
Facebook Instagram

Carnaval 2024 em dados: estamos perdendo o prazer pelo carnaval?

  • Calendário, Principal, Saia de Casa, Sub-Editoria Saia de Casa
  • 2024-02-26
  • Sem comentários
  • 4 minutos de leitura

 Números levantados pela Timelens indicam que apenas 5% dos comentários sobre o Carnaval 2024 são positivos. Conheça as percepções dos brasileiros sobre a data, além dos assuntos mais falados nas redes sociais

O carnaval é umdos maiores eventos a céu aberto do mundo e, ao longo dos séculos, se tornou uma tradição cultural que atrai milhões de turistas para o País. Seja na Sapucaí, nos bloquinhos de rua ou viajando, o brasileiro sabe como comemorar o carnaval. Por isso, a data é um dos feriados mais aguardados do ano, gerando milhares de comentários nas redes sociais.

Pensando nisso, a Timelens, consultoria de negócios baseada em dados e insights do ecossistema FutureBrand, analisou 3 mil menções entre os dias 16 de janeiro e 16 de fevereiro para entender quais foram as percepções dos brasileiros sobre o carnaval de 2024. A começar pela análise de sentimentalização feita a partir das citações referentes ao carnaval nas redes sociais, foi possível mensurar que 74% dos usuários se apresentaram neutros diante da data, 21% expressaram algum comentário negativo e 5% se mostraram positivos.

Sentimentalização das menções em redes sociais:

Fonte: Timelens | Análise em: redes sociais. Amostra: 3000 menções. Recorte: último mês.  

Mas, ao contrário do que se pode pensar, essa neutralidade do público diante da data não significa indiferença. De acordo com a categorização das menções feitas na internet sobre o evento, os brasileiros estão preocupados em manter as tradições e valores culturais do carnaval: 56% dos internautas falaram sobre a importância da data para a cultura brasileira. Outros 22% comentaram sobre os desfiles das escolas de samba e os resultados das apurações, 14% citaram a falta de produtividade e da dificuldade com rotina no pós-carnaval e apenas 5% registaram suas experiências pessoais durante a celebração.

Categorização das menções em redes sociais: 

Fonte: Timelens | Análise em: redes sociais. Amostra: 3000 menções. Recorte: último mês.  

Ao observar as pesquisas relacionadas ao carnaval no último mês, é possível perceber os esforços das marcas em se manterem relevantes durante o período. O Burguer King teve um aumento de 5.000% em buscas online, devido a parceria com a marca Stanley. A ação Brahma Phone também rendeu um crescimento de 3.250% no interessepela marca de bebida.

Buscas associadas ao Carnaval 2024 no último mês:

Fonte: Timelens | Análise em: Google Trends. Recorte: último mês.

Sobre a cobertura do carnaval, 46% das notícias que saíram na imprensa sobre o tema estavam relacionadas a alguma ocorrência durante o período, como ações policiais e acidentes. Outros 44% destacaram a celebração da data, como as festas nos blocos de rua e as diferentes comemorações do feriado pelo Brasil.

Categorização das notícias:

Fonte: Timelens | Análise em: Brandwatch. Amostra: 3000 notícias analisadas. Recorte: último mês.

Sentimentalização das notícias:

Fonte: Timelens | Análise em: Brandwatch. Amostra: 3000 notícias analisadas. Recorte: último mês.

O carnaval pode ser visto como uma ferramenta de expressão social, que faz parte da identidade e da história do Brasil. Os dados da Timelens demostram que os brasileiros ainda estão engajados, porém sentem necessidade de se reconectar com a essência da data. Os achados podem sinalizar uma oportunidade para marcas em contribuir para que o público reconstrua essa relação. Marcas que possuem valores semelhantes ao do carnaval – alegria, diversão, celebração e união – são bem recebidas pelos foliões e acabam fazendo parte da festa.

Sobre a Timelens

A Timelens é uma consultoria de negócios baseada em dados e insights do ecossistema FutureBrand. A companhia oferece projetos de estratégia baseados em dados, que garantem informações relevantes e impacto significativo para os negócios do mercado brasileiro, a fim de guiar decisões de negócio e revelar insights poderosos para as marcas e empresas – integrando metodologias de pesquisa quantitativas, qualitativas e digitais. O Future-Proof Score é uma metodologia proprietária que combina diversas fontes de informações com o objetivo de avaliar a saúde da marca. Uma das principais pesquisas que serão divulgadas até o fim do ano é o “Tá Quente Brasil”, com insights comportamentais sobre os brasileiros.

Gostou do conteúdo?
Compartilhe:

PrevAnteriorInstituto A Mulherada lança oficinas de percussão gratuitas
PróximoEXCLUSIVO – Bruno Passos fala sobre a premiação do Oscar 2024Next
Picture of Iven

Iven

Postagens Recentes

Confira a programação semanal dos Museus do IPACentre os dias 10 a 15 de setembro

11 de setembro de 2024

Projeto Paradiso lança nova edição da Incubadora Paradiso para longas-metragens de ficção

11 de setembro de 2024

Boulevard Camaçari recebe evento de gastronomia com chefs Solange Borges e Aline Guedes

11 de setembro de 2024

É Primavera no Palco do Cruzeiro

11 de setembro de 2024
Ver mais

Jornalista que gosta muito do que faz e que quer dar espaço para quem quer mudar o mundo para melhor.

Icon-facebook Instagram

Postagens Recentes

Lego Experience chega à Lauro de Freitas para entreter a criançada 

Protagonizado por Othon Bastos e Emílio Orciollo, ‘O voo do anjo’ estreia em Outubro

Quem aí acredita que alienígenas visitam o planeta terra? 

Conheça Doris e Equipe

Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
  • Política e Privacidade
  • Contato
[gtranslate]