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Marca de calçados veganos brasileira está entre as finalistas do Cartier Woman’s Initiative

  • Atitude, Comportamento, Destaque 1-atitude, Sub-Editoria Atitude
  • 2024-05-13
  • Sem comentários
  • 2 minutos de leitura

Isabela Chusid, fundadora da Linus, reverte os lucros da linha Linus Amazônia para uma ONG que trabalha em prol dos direitos indígenas | Foto: Olívia Araújo

Tradicional prêmio celebra, há 18 anos grandes empreendedoras do mundo todo

Criado em 2006, o Cartier Women’s Initiative Awards, programa global da maison francesa, seleciona e premia mulheres empreendedoras, de diferentes países e setores, que atuam em negócios que visam gerar impacto positivo em pelo menos um dos pontos do tripé da sustentabilidade – social, ambiental e econômico.

Para o ano de 2024, cuja cerimônia de premiação acontecerá no dia 22 de maio, em Shenzhen, China, a Cartier selecionou 27 mulheres para representar as três melhores iniciativas e negócios para cada um dos nove prêmios regionais e para os dois prêmios temáticos. Além do prêmio em dinheiro para as vencedoras das primeiras, segundas e terceiras colocações, proporcionalmente, de cada categoria, todas as participantes recebem um programa de mentoria e cursos de liderança em negócios.

Os prêmios regionais são disputados nas categorias África Anglófona e Lusófona, Ásia Oriental, Europa, África Subsaariana Francófona, Oriente Médio e Norte da África, América do Norte, América Latina e Caribe, Oceania e Ásia do Sul e Ásia Central.

Para esta edição, a brasileira Isabela Chusid, fundadora da Linus, primeira sandália de plástico vegana nacional, é a única brasileira entre as finalistas da Cartier Women’s Initiative Awards na categoria América Latina e Caribe. No ano anterior, a vencedora da mesma categoria foi Emily Ewell, fundadora da marca brasileira Pantys.

Isabela expressa ter orgulho em representar as empreendedoras brasileiras e as mulheres que fazem parte da equipe Linus. “Por meio da Linus, tenho a chance de trabalhar todos os dias com os meus dois grandes propósitos que são profundamente conectados: oferecer alternativas de consumo ambientalmente mais sustentáveis, enquanto fortalecemos o desenvolvimento de lideranças femininas. Ser finalista do prêmio Cartier é um reconhecimento internacional de que estamos no caminho certo e que é possível fazer tudo isso de forma financeiramente saudável”, afirma a empreendedora.

Sobre a Linus

A Linus é uma marca de lifestyle sustentável, criadora da primeira sandália de plástico vegana nacional, que existe para transformar o bem-estar em um estilo de vida presente na relação das pessoas com elas mesmas, com os outros e com o planeta. Projetada por designers, engenheiros de material, especialistas em palmilha e ortopedistas.

A Linus compensa a emissão de carbono e todo o plástico e papel que produz e, além disso, também é certificada pela The Vegan Society, instituição reconhecida internacionalmente por assegurar que os produtos não contenham ingredientes de origem animal e não sejam testados em animais. Criada por Isabela Chusid, eleita entre os jovens mais promissores do Brasil abaixo dos 30 anos pela Forbes, na lista Under 30 de 2021, a marca cresceu 700% na pandemia e, em setembro de 2021, esteve presente na New York Fashion Week, uma das principais semanas de moda do mundo.

Em fevereiro de 2022, a marca anunciou o início da operação na Europa por meio do e-commerce europeu. Em 2023, expandiu para o Uruguai por meio de parceiros e acaba de anunciar a chegada ao Uruguai, Chile, Peru, Austrália e Nova Zelândia, além de já estar em mais de 350 pontos físicos no Brasil.

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