A nova coleção Que bom saber!, da Editora do Brasil, apresenta uma obra que, ao mesmo tempo, ensina e diverte. Com o Almanaque de Viagens do Manu, de Manuel Filho, o personagem Manuzinho guia o leitor por países como Itália, Egito, Panamá, Índia, Estados Unidos e China. Com informações sobre cada local, a obra traz colagens de fotos, passeios, comidas, ingressos, museus, templos e experiências, além de muitas curiosidades sobre a cultura, a geografia e a história desses e muitos outros países, ricamente ilustradas por Otávio Bressane.
Os destinos em si são organizados em quatro categorias, ou melhor, quatro elementos: água, terra, fogo e ar. Locais como a Grécia integram, claro, a seção de água e assim por diante.
Mais do que um diário de viagem, a obra é um convite para ampliar o conhecimento relacionado a lugares historicamente importantes para nossa cultura. Durante a trajetória, somos levados a perceber como são ricas as experiências proporcionadas por uma viagem, que permite, por meio do contato com o diferente e da consequente ampliação de repertório, a criação de memórias, simbolicamente materializadas nas lembrancinhas escolhidas com carinho em cada lugar visitado.
Viajar também é possível por meio da literatura, que contém uma fonte de aprendizados praticamente infinita!
Autor(es): Manuel Filho
Ilustrador(es): Otávio Bressane (Estúdio Kiwi)
Gênero Textual: Diário
Segmento(s): Ensino Fundamental – Anos Iniciais
Ano: 5º Ano
Faixa etária: A partir dos 10 anos
Disciplinas: História, Geografia
Assuntos: Cultura, Diversidade, Memória, Respeito
Temas contemporâneos transversais: Cidadania e civismo, Multiculturalismo
Datas Comemorativas:
21/05 -DIA DA DIVERSIDADE CULTURAL PARA O DIÁLOGO E O DESENVOLVIMENTO
25/07 – DIA NACIONAL DO ESCRITOR
Edição: 1ª edição/2023
ISBN: 9788510098267
Páginas: 72
Formato: 24 x 24 cm
Acesse aqui a página desta obra
Navegue pelo catálogo com todos os lançamentos literários da Editora do Brasil
Este livro está disponível em versão impressa e digital nas melhores lojas e aplicativos.
Sobre Manuel Filho
Manuel Filho nasceu em 1968, em São Bernardo do Campo, São Paulo. Pós-graduado em Canção Popular Brasileira pela Faculdade Santa Marcelina, já publicou mais de 50 livros. Além de escritor, também é ator e cantor.
Em 2008, recebeu o prêmio Jabuti de Literatura. Integrou importantes projetos literários como o “Viagem Literária”, da Secretaria Estadual de Cultura de São Paulo, e “Literatura Viva”, do SESI-SP. Teve livros que integraram os catálogos da FNLIJ da Feira de Bologna, de Guadalajara, além do catálogo oficial da CBL (Câmara Brasileira do Livro) na feira do livro em Frankfurt. Atualmente, participa de importantes eventos literários no Brasil e no exterior. Para saber mais, acesse: manuelfilho܂wixsite܂com/manuel-filho.
Pela Editora do Brasil, publicou Vou contar até dez!, Diga oi ao homem invisível, O menino que queria ser prefeito, Vento forte, de sul e norte e O sumiço da Lua.
Sobre Otávio Bressane
Ilustrador, infografista e designer gráfico.
Atua principalmente no mercado editorial ilustrando para grandes editoras em publicações de diversos segmentos, como didáticos, infantil e infanto-juvenil, além de ilustrar para jornais e revistas. É infografista no Yahoo! Brasil e colaborou em publicações de várias editoras.
Formado em Arquitetura e Urbanismo pela Escola da Cidade em 2007, defendeu Mestrado em Urbanismo pelo PROURB-UFRJ no ano de 2012. Trabalhou em diversos escritórios de arquitetura, até o ano de 2011. A partir de 2012, dedicou-se à ilustração e design gráfico, integrou a equipe do Estúdio Kiwi como Ilustrador de 2012 a 2015, onde chegou a tornar-se sócio. Desde o final de 2015 trabalha em seu próprio estúdio.