Por Raimundo Freire
Muitas pessoas me perguntam: Raimundo, qual é a melhor cachaça?
Resposta simples – Eu costumo dizer que depende do momento e do meu gosto pessoal. A cachaça é uma bebida destilada extremamente versátil.
Ser apreciador fiel a uma única cachaça irá te privar de experimentar um universo de sabores e aromas que só a cachaça pode proporcionar.
Reza uma lenda que diz o seguinte: “Existe uma cachaça que foi feita na medida para você e para descobrir qual é, você deverá começar uma deliciosa busca e experimentar até encontrá-la”.
Está pensando em iniciar sua aventura pelo universo da cachaça? Escolha começar pelo gosto pessoal, pelo aroma que te atrai e como gosta de beber.
Antes de iniciar a busca por sua cachaça, você precisa estar atento para algumas informações importantes;
* Certifique-se que a cachaça possua o registro no MAPA (Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento) – Essa informação você encontra no rótulo da bebida.
* Faça se possível um registro da analise da bebida que está degustando. Esse registro será importante para sua busca, acredite!
* Evite consumir a cachaça produzida de forma clandestina como o próprio nome diz “Clandestina”
* Utilize, se puder, uma taça ou copo de vidro ou cristal, assim você poderá avaliar melhor sua bebida.
Sugiro começar sua busca pela cachaça Prata / Branquinha, é a partir dela que começa a magia dos armazenamentos em barris de madeira, nela você ira sentir o aroma e o sabor delicado de cana de açúcar sem interferências. A cachaça prata traduz plenamente este desejo. Acredite! Será uma deliciosa e prazerosa busca.
A nossa bebida tem uma singularidade, uma não é igual a outra e por ser mono destilada, ela carrega as características de sua matéria prima, território e fermentação. A riqueza de seu processo de produção ainda garante a percepção de elementos da destilação e maturação. A cachaça é uma bebida complexa, rica em aromas e sabores, por esses e outros motivos não a colocamos em uma única categoria, temos as Brancas, as Armazenadas em Madeiras, as Envelhecidas e os Blends.
Brancas – São as cachaças que após sua destilação são destinadas para descansar em recipientes de inox por um período de tempo determinado pelo produtor e em seguida segue para o envase e venda.
Armazenadas – A cachaça é a única bebida destilada do mundo que é armazenada em recipientes feitos com mais de trinta tipos de madeiras diferentes. A bebida fica armazenada nesses recipientes para adquirir aromas, cores e sabores oriundos da madeira em que está armazenada.
Envelhecidas – São parecidas com as armazenadas, com período de tempo de armazenamento maior, essas cachaças são especiais.
Blends – A criação de blends é um diferencial a mais para o produtor se destacar no mercado. Elaborar um blend, cria uma proposta diferente, mistura equilíbrio de sabores. Cada madeira transfere para a bebida peculiaridades diferentes. Quando mescla aromas, a pessoa vai ter paladares diferentes. A maior complexidade da cachaça está em combinar e equilibrar as essências das diversas madeiras que podem ser usadas no envelhecimento.
Agora, cabe a você ir buscar a melhor cachaça produzida para seu paladar. Inicie sua busca, mas nunca se esqueça: Beba com moderação, beba água para se hidratar durante o consumo de bebidas alcoólicas.
Se quiser saber mais, entre em contato.
