Na obra Atravessando o deserto emocional, a psicanalista Thais Basile discute temas relacionados à parentalidade e explora a invisibilidade do trabalho das mulheres dentro dessas relações
“Com esta obra, Thais Basile nos oferece algo extremamente raro: apoio. Ela nos envolve num mergulho interno, que propicia olharmos para nossos machucados com a lucidez e a coerência de quem entende não só onde dói, mas também qual é a raiz dessa dor.”
– Ariella Wanner, pedagoga e idealizadora do Caminho do Meio
“Fui uma criança do estilo ‘boazinha’: bastante inteligente, mas também bastante invisível e, como vim a entender depois, hiper-responsabilizada pelo bem-estar da família, sem que ninguém nunca tivesse dado nome a esse papel que eu tão bem desempenhava.”, conta a especialista em psicopedagogia Thais Basile no texto de introdução do livro Atravessando o deserto emocional, publicado pelo selo Paidós da Editora Planeta. Com quase meio milhão de seguidores nas redes sociais, Thais utiliza as plataformas para falar sobre educação, psicanálise e emancipação feminina.
Na obra, a psicanalista questiona a romantização da família que sempre sabe o que é bom para os filhos e repercute temas delicados sobre a parentalidade, como idealização familiar, dispositivos de negligência e silenciamento, identificação de limites, afastamento e rompimento das relações familiares, além da construção de mecanismos de autoproteção. Basile explica que, ao longo das trajetórias individuais e coletivas, cada pessoa atravessa algum tipo de deserto, seja existencial, sentimental ou emocional. Segundo a autora, são nas relações familiares que residem os maiores mobilizadores para a criação e manutenção desse cenário, já que o fechamento de personalidade e visão de mundo são impactados pelos cuidados recebidos.
Ao longo das páginas, Thais busca respostas sobre como subverter as repetições problemáticas do ciclo geracional para possibilitar que leitores e leitoras se tornem reflexos mais positivos para as próprias crianças interiores. Basile também lança luz sobre os papéis socialmente impostos às mulheres no processo de cuidar, uma vez que historicamente o trabalho de educar as crianças são delegados para elas, também são as filhas as maiores impactadas no processo de socialização. O livro ainda traz apresentação de Ariella Wanner, pedagoga e idealizadora do projeto Caminho do Meio, e prefácio de Elisama Santos, autora best-seller e especialista em saúde mental.
Com uma abordagem atenta e acolhedora, Atravessando o deserto emocional analisa com profundidade as dinâmicas familiares adversas, revelando de que maneira elas têm grande potencial de provocar feridas capazes de impactar de modo contundente a saúde mental, relacionamentos e até mesmo o dia a dia das pessoas. De maneira franca e sensível, Thais Basile cria um espaço de refúgio e se torna uma guia daqueles que, por meio desta leitura, se permitem abraçar as vulnerabilidades para resgatar a própria essência e se reencontrar.
FICHA TÉCNICA
Título: Atravessando o deserto emocional
Autora: Thais Basile
ISBN: 78-85-422-2630-0
256 páginas
R$ 62,90
Editora Planeta | Selo Paidós
SOBRE A AUTORA
Thais Basile é psicanalista, pós‑graduada em teoria winnicottiana, especialista em psicopedagogia institucional, escritora, palestrante e mãe da Lorena. É autora do livro Nossa infância, nossos filhos. Com Atravessando o deserto emocional, faz sua estreia na editora Planeta.






